Trópico de Capricórnio

É a linha geográfica imaginária situada abaixo do Equador. Fica localizada a 23º 26' 27'' de Latitude Sul. Atravessa três continentes, onze países e três grandes oceanos.


domingo, 31 de julho de 2011

A Mão de "Lula"

Segundo o Globo, quem tenta segurar Jobim é o ex-presidente Lula. Ele defendeu o ministro em evento no Rio:
Lula sai em defesa de ministro e tenta convencer Dilma a não demitir Jobim

Como sempre faço quando posso e tenho tempo, dou uma passagem rápida pelos títulos dos fantásticos jornais brasileiros on-line e por vezes não me agrada o que vejo, que me desculpem os meus amigos brasileiros.
Tem-me chamado a atenção a hiperactividade do ex-presidente Luís Inácio “Lula” da Silva. Penso que exagera no voluntarismo que se impõe, quando tenta ajudar e aconselhar a Sra. Presidenta Dilma Rousseff.

Todos os dias a imprensa brasileira dá voz à interferência e à actividade, não direi na sombra, mas demasiado interventiva do ex-presidente na acção governativa. Será que Lula da Silva ainda mantém algum cargo oficial em Brasília, no Palácio do Planalto ou junto da Sra. Dilma Rousseff ?
Comparo com o“modus operandi” dos ex-presidentes em Portugal. O Dr. Jorge Sampaio, antecessor do Presidente Cavaco Silva, só de longe em longe vem deixar uma opinião - embora sejam de forças políticas diferentes e adversários, devo dizer- sobre a actividade do governo ou da presidência e muito menos vem tentar influenciar, (embora seja conselheiro de um órgão superior que é o Conselho de Estado, por inerência) a actividade governativa.

O Dr. Mário Soares, que eu saiba, nunca tentou interferir na presidência do Dr. Jorge Sampaio, sendo do mesmo partido político; e ainda o mesmo Mário Soares, um dos principais intervenientes no processo de descolonização, ex- primeiro ministro e ex-presidente da República reeleito, e o grande impulsionador da entrada de Portugal na CEE, raramente (embora se saiba da sua forte influência do na vida política portuguesa) aparecia de forma tão declarada e ostensiva ao lado de José Sócrates, o antigo PM (estes da mesma cor política), como o faz o ex-presidente Lula da Silva.
A meu ver, embora todos saibamos que é o seu mentor e amigo privilegiado, estes gestos impetuosos, francos e abertos, apenas menorizam a Presidente, passando-lhe um atestado, não digo de incompetência, mas de fraqueza e menoridade política. Já é altura da Presidenta caminhar sozinha, e do presidente Lula passar o seu tempo na pesca e perto dos seus netos, numa bela casa de campo, junto a um lago, ou na praia, a desfrutar a recompensa pelos muitos e tumultuosos anos de luta política. Bem o merece. Ou será este "The South American Way", como dizia a canção da fabulosa Carmen Miranda?

José Luis Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário