Trópico de Capricórnio

É a linha geográfica imaginária situada abaixo do Equador. Fica localizada a 23º 26' 27'' de Latitude Sul. Atravessa três continentes, onze países e três grandes oceanos.


domingo, 23 de janeiro de 2011

Blackwater, o exército-sombra dos Estados Unidos

Um dos mais poderosos exércitos-sombra do mundo, composto por mercenários, a Blackwater é tão secreta que nem os membros do Congresso norte-americano sabem das suas actividades.

Eric Prince está a dar apoio a uma empresa sul-africana de mercenários que se tenta envolver na guerra civil na Somália, para combater os islamitas e os piratas que actuam no golfo de Áden. Prince é o fundador da Blackwater Worldwide, gigante internacional de segurança envolto em fortes polémicas no Iraque e Afeganistão.

Durante a guerra do Iraque, a administração Bush, além da máquina militar que colocou no terreno, enviou um exército-sombra denominado Blackwater, o mais poderoso exército privado do mundo, composto por mercenários contratados.

Fundada por Erik Prince em 1996, a Blackwater, sedeada nos Estados Unidos da América, na Carolina do norte, é tão secreta que as suas baixas em combate não são conhecidas, os seus crimes não são punidos e o próprio Congresso norte-americano não tem acesso a qualquer informação acerca da organização ou das suas actividades.
A primeira vez que a maioria das pessoas teve conhecimento da sua existência foi em 2004, quando quatro dos seus operacionais cairam numa emboscada, no Iraque, tendo sido mortos e arrastados pelas ruas como troféu.
Com cerca de 23 mil operacionais em actividade, espalhados por nove países, e mais 20 mil contratados de prevenção, os mercenários da Blackwater consideram-se a si mesmos como estando acima de qualquer lei. Em actividade também dentro dos Estados Unidos da América, fortemente armados e circulando em carros sem identificação pelas cidades do país, são considerados por alguns como uma ameaça à democracia.



Fundador da Blackwater apoia mercenários sul-africanos
Foi nestas duas guerras que a Blackwater se tornou num gigante milionário, fruto dos contratos de segurança com o Exército norte-americano, diplomatas e políticos. Mas o comportamento negligente dos seus operativos, que resultou em inúmeras mortes de civis no Iraque, tem valido à empresa investigações das autoridades norte-americanas e vários processos judiciais.
De acordo com o The New York Times, Prince mudou-se para os Emirados Árabes Unido no final do ano passado e está a apoiar uma empresa de mercenários que tenta envolver-se na Somália, um país no caos há décadas que é para Prince o novo palco do seu combate contra o radicalismo islâmico. A empresa quer proteger o governo local, da área não dominada pelos islamitas, treinar o exército local, combater os extremistas e ainda os piratas.

In "DN"

Sem comentários:

Enviar um comentário