Trópico de Capricórnio

É a linha geográfica imaginária situada abaixo do Equador. Fica localizada a 23º 26' 27'' de Latitude Sul. Atravessa três continentes, onze países e três grandes oceanos.


domingo, 23 de janeiro de 2011

FBI abre guerra sem precedentes contra a Máfia e o crime organizado

Maior operação da história da Máfia faz 110 detidos entre as famílias italo-americanas de Nova Iorque e New Jersey

Há décadas que se antevia uma operação federal deste calibre, mais alto do que as milhares de armas que já passaram pelas mãos das cinco famílias da Máfia napolitana que começaram a instalar-se em Nova Iorque nos anos 30. O dia dessa operação sem precedentes chegou exactamente às 8h da manhã de ontem (hora local), quando cerca de 800 agentes federais deram início à maior operação de combate ao crime organizado nos Estados de Nova Iorque e de New Jersey. Pelo menos 110 pessoas foram detidas, 80 delas já com acusações formais interpostas em tribunais.
Os números da operação só foram conhecidos ao final da tarde. Antes disso, o "The New York Times" foi o primeiro jornal dos EUA a avançar a notícia, que começou a explodir em todos os outros jornais do país a meio da manhã. Nenhum tinha dados certos da operação em curso, mas o diário nova-iorquino conseguiu falar com várias fontes anónimas ligadas à operação e às famílias em questão. O anúncio oficial do FBI tardou a chegar e as fontes mantiveram o anonimato, por continuarem a temer os braços do crime organizado italiano instalados, sobretudo nos Estados de Nova Iorque e de New Jersey.
Os dados avançados por cada uma das fontes acabaram por coincidir com os apresentados pelo FBI. Todas falavam em mais de 100 detidos, adiantando que as famílias mais atingidas são a Colombo e a Gambino - ainda que dezenas das pessoas detidas ou indiciadas tenham também ligações aos Genovese, Lucchese e Bonanno. Os Colombos são os mais afectados: o líder das operações da família, o seu braço direito e o consigliere (na terminologia da Máfia, o homem que ocupa o cargo de maior confiança do Don, nome partilhado por todos os chefes das famílias do crime organizado) estarão entre os detidos.
A operação em Brooklyn, onde a maioria das famílias estão instaladas, foi a de maior impacto. Os agentes federais, nas palavras das fontes munidos de um verdadeiro "arsenal", detiveram aí grande parte dos suspeitos. As acusações formais já entregues nos tribunais incluem casos que remontam à década de 80, como o de um associado da família Gambino que é acusado de duplo homicídio num bar de Queens, em 1981, por um dos homens ter entornado uma bebida no seu braço.
O que vai acontecer no seguimento da operação é uma incógnita que faz competição directa com grandes estreias de cinema. O mundo da máfia é, provavelmente, um dos mais retratados do último século, quer no cinema e na televisão, quer na literatura. Histórias como a do jornalista Gay Talese - que se despediu do "The New York Times" para investigar a família Bonanno e escrever o livro "Honor thy father" - ou do agente infiltrado Joseph Pistone - que, sob o nome falso Donnie Brasco, viveu vários anos infiltrado nas famílias Bonanno e Colombo - fazem as delícias de milhares de pessoas em todo o mundo há vários anos.
A série "Os Sopranos" é considerada, por muitos, como uma das melhores produções televisivas de sempre e buscou inspiração nos "verdadeiros Sopranos", a família DeCavalcante instalada em New Jersey, que também foi incluída nas rusgas que vão reescrever o futuro da Máfia italo-americana.

Sem comentários:

Enviar um comentário