Trópico de Capricórnio

É a linha geográfica imaginária situada abaixo do Equador. Fica localizada a 23º 26' 27'' de Latitude Sul. Atravessa três continentes, onze países e três grandes oceanos.


domingo, 25 de dezembro de 2011

Diário de Bordo (1)




Querido Diário,

Parece-me que esta é uma boa altura para voltarmos a dialogar. Acho que vale a pena manter este desafio, pois é uma forma de tentar superar certas limitações, certos constrangimentos e nada há como passar para o papel alguns pensamentos, recorrentes, eu sei, mas que tenho absoluta necessidade de tratar. É uma espécie de ajuste de contas com a vida. Tudo coisas muito simples, cogitações, dúvidas, justificações e perplexidades. É um bom exercício, não há dúvidas. Tento conjugar a forma literária, o lado formal, com aquilo que tiver a coragem de expor. Vejo isto como uma experiência, uma pré-abordagem a qualquer coisa, que eu não sei bem o que será, gostaria que fosse um livro, se um dia tiver a sorte de o publicar mas é, à priori, um modo de saber até onde me disponho a ir. Enfrento a minha consciência, certo de que, como homem, andarei sempre à superfície, sem exacerbar, mas em pleno exercício democrático, livre, errando e corrigindo, mas errando sempre. Claro que não digo tudo, reservo um espaço largo para a minha vida íntima, pois este será um ato público; mas espero ter a coragem e a sabedoria para fazer alguma coisa que valha a pena. Veremos como me saio.
Chegamos ao Natal e dentro de dias viraremos mais um capítulo da vida, ou seja mais um ano. Não posso dizer que este que passou foi mau, pois viajei, fui até à Dinamarca – Copenhagen,  a minha família manteve-se unida, embora a minha filha e genro continuem longe. Não há tragédias, tudo segue o seu curso normal. Mas como cidadão português sinto-me bastante desiludido com a forma como os políticos conduziram este país. Como dizemos por cá, “não habia nexexidade”, um país tão bom para se viver…. Ao contrário de muita gente, não acho que Portugal seja pobre. O discurso habitual do coitadinho e pequenino, já não cola. Tenho para mim que Portugal é um país cheio de potencialidades; porque está geograficamente muito bem situado e é membro da Nato e da UE.  Devido à sua vocação navegadora e presença secular em África está apto a fazer as pontes entre a África negra, o Magreb Árabe, o Mediterrânio e a Europa e ainda está muito bem colocado para alcançar o continente americano, devido à ligação fraternal ao Brasil; e já agora, pela sua natureza ibérica também faz parte da comunidade dos países ibero-americanos. Portugal tem a configuração ideal do seu território. Uma parte banhada pelo mar e outra interior. Mas há quem faça dessa interioridade a desculpa para o atraso. Virgem mãe! A afabilidade genuína, a simplicidade, o fácil relacionamento, a sinceridade e o seu lado humorístico fazem do português um indivíduo único. Temos uma orla marítima atlântica e uma faixa costeira privilegiadas, um clima temperado, solos aráveis, vinhas e lagares. Nem preciso de consultar a Wikipédia para saber mais…. O que se passa então, porque se chegou a esta situação de corda ao pescoço? Claro que é uma crise sistémica, todos os países europeus se excederam nos défices, mas nós temos fragilidades demasiado gritantes. Poucas marcas de renome internacional, uma indústria quase inexistente, a agricultura desativada, os estaleiros desmembrados, etc, etc. Agora exige-se um esforço brutal e privações tremendas, uma incerteza para o futuro muito grande, cortes nos salários e todo um rol de medidas que nunca mais acabam. E a presença e o controlo de entidades estrangeiras sobre Portugal. Mas pronto, que sirva de lição para todos. Agora, acima de tudo, pede-se que haja uma mudança de mentalidade. Os portugueses terão que fazer um esforço e superar-se, aplicar os métodos dos países nórdicos, acho que é o que melhor se encaixava neste país e que melhor nos serve.


(continua)

Sem comentários:

Enviar um comentário