Trópico de Capricórnio

É a linha geográfica imaginária situada abaixo do Equador. Fica localizada a 23º 26' 27'' de Latitude Sul. Atravessa três continentes, onze países e três grandes oceanos.


quinta-feira, 14 de julho de 2011

O arco da governação

O Partido Comunista Português não é um partido de governo. Não pertence ao arco da governação. Mas é uma força de enorme importãncia no nosso espectro político, pelas suas reivindicações muito justas, atendento às necessidades básicas dentro da sociedade portuguesa. Mantém o equilibrio de poderes, sendo travão e oferecendo resistência aos desvarios e egoismos dos grandes interesses e monopólios, e não tenho dúvidas nenhumas que quase sempre está ao lado das franjas mais desfavorecidas da sociedade.

Dou um pequeno exemplo: já viram as diferenças de meios e recursos que são postos à disposição dos outros partidos políticos nas conferências, confraterizações, almoços, jantares, congressos? É a loiça de Vista Alegre ou de Limoges, são os copos de cristal da Bohémia, é o catering, são as meninas para recepcionar os convidados, são as flores, é um nunca mais acabar de sofiscação e despesismo. E são ainda as grandes produções e meios publicitários, o marketing, a construção da imagem dos candidatos, eu sei lá!

 Será que há mesmo dinheiro para isso tudo? Será que isso corresponde à riquesa real do país? Já vimos que não.

 Por outro lado o PCP, quando organiza almoços, festas, quermesses e encontros políticos, é sempre tudo dentro da maior frugalidade, sendo os próprios militantes a ajudar na feitura dos petiscos, em tachos e panelas de alumínio vulgar, são eles próprios que levantam e arrumam as mesas nos congressos com trabalho voluntário, os cartazes e placards são pintados á mão e é todo um mar de exemplos de contenção e uso dos recursos do dia a dia.

 É caso para pensar quem está do lado da razão. É tempo de se fazer alguma justiça.

Queluz, 21 de Maio de 2011
J.L.F.

Sem comentários:

Enviar um comentário