Trópico de Capricórnio

É a linha geográfica imaginária situada abaixo do Equador. Fica localizada a 23º 26' 27'' de Latitude Sul. Atravessa três continentes, onze países e três grandes oceanos.


quinta-feira, 31 de março de 2011

"O Diabo Atrás da Porta" (excertos)


"O Diabo Atrás da Porta"
Usava também, quando saía à rua, uma espécie de bata, aberta à frente, até dois palmos acima dos joelhos, com botões grandes como olhos curiosos e com casas largas, onde o suão de Londres penetrava livremente, abanava as abas do vestido e passeava como em túneis abertos ao mundo; com ramagens castanhas e verdes, a imitar o tamarindo, com serpentes estampadas, de olhar simpático e olhos vorazes, com a língua espetada para quem se aproximasse demais. Esta era a bata para todo o serviço, para fora e dentro de casa, quando houvesse amigos, um poucochinho mais discreta, mas que também atraía o olhar da miudagem do bairro, numa rua marcada pela ignominia, debochada e viciosa, verdadeiro poço de pecados, de maledicência, numa cidade perdida tal qual a Gomorra da Bíblia. A sensualidade felina de Cátia, como também gostava que lhe chamassem, e a sua feminilidade eram puro deleite e tentação para os olhares concupiscentes da vizinhançamasculina.                                                                                                                                         
 Londres não prestava, para Cátia. Parecia uma coisa, mas era outra. O demónio era quem mandava em Londres. Do céu, parecia fantástica. A enorme extensão plana onde não se via o fim, os prédios não muito altos, parecia-lhe a princípio, que até o entardecer de Londres era mais acolhedor, cálido, de uma temperatura amena, simpática, enfim. Mas pouco tempo depois apercebera-se afinal da realidade. As ruas eram sujas, a política era suja. Tony Blair era um cabrão. A virtude e a boa educação estavam há muito ausentes de Londres. Era só má-língua, gajas a darem o corpo, em cada esquina encontravam-se pares a beijarem-se, elas andavam quase nuas, eram elas que chamavam os homens, havia muitos paneleiros, os gays estavam na moda, em cada loja que Cátia entrava só se via mau ambiente, traições, inveja, elas eram as piores, tudo transmitia sexo, cheirava a podridão, a devassidão, promiscuidade, esta cidade estava uma lástima. Qualquer dia está-se mesmo a ver que ia acontecer uma desgraça. Nova York também era assim antes do 11 de Setembro, aquilo que lá aconteceu foi um aviso de Deus pelo caminho em que as coisas levavam.                                                                                                                                        
Mas Cátia mudava de opinião como o lagarto muda a cor da pele conforme a folhagem. A sua capacidade financeira do momento era a lente através da qual ela observava o mundo, o factor principal de análise instantânea e superficial, o barómetro que tudo media e auscultava a tensão e a pulsação da cidade.
José Luis Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário