Trópico de Capricórnio

É a linha geográfica imaginária situada abaixo do Equador. Fica localizada a 23º 26' 27'' de Latitude Sul. Atravessa três continentes, onze países e três grandes oceanos.


terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Russia:atentado em Moscovo terá sido perpetrado por mulher bombista suicida


O atentado que fez esta segunda-feira 35 mortos no aeroporto de Moscovo terá sido perpetrado por uma mulher bombista suicida e um cúmplice, um procedimento “habitual” para os rebeldes do Norte do Cáucaso, afirma a polícia.

Atentado é um novo desafio a autoridade de Putin

“A explosão ocorreu no momento em que uma presumível terrorista abriu a sua mala”, disse fonte policial à agência Ria-Novosti. A mulher estava acompanhada por um homem que permaneceu a seu lado e cuja cabeça a polícia acabou por encontrar depois da explosão, acrescentou.
“Não excluímos a hipótese de que os terroristas tenham tido a intenção de deixar o engenho explosivo na sala mas que a bomba tenha sido detonada acidentalmente por um controlo remoto", disse fonte citada pela Ria-Novosti.
De acordo com a polícia, os terroristas terão sido levados até ao aeroporto de por um cúmplice.
"O atentado foi realizado de acordo com os procedimentos utilizados por terroristas na região Norte do Cáucaso", acrescentou. "As explosões na estação de Metro Rizhskaya (em 2004) e outras explosões no Metro de Moscovo (em 2010) foram realizadas de forma semelhante, sendo os terroristas acompanhados por militantes."
O Presidente russo, Dmitri Medvedev, disse hoje, citado pela agência Interfax, que a direcção do aeroporto moscovita deve agora responder por infracções em questões de segurança. Segundo a agência Itar-Tass, o Presidente já deu orientações nesse sentido ao procurador-geral Yuri Chaika. “O que se passou mostra claramente que existiram violações às regras de segurança. Tiveram forçosamente de ter falhado para que esta quantidade de explosivos tenha conseguido entrar no aeroporto”, acrescentou. “Todos aqueles que têm responsabilidades e que tomam decisões na gestão do aeroporto deverão ser chamados a responder. Isto é uma tragédia.”
Medvedev declarou que "o terrorismo continua a ser a ameaça mais séria" para a Rússa e garantiu que os responsáveis pelo atentado serão "liquidados". "Vamos fazer tudo para que os bandidos que cometeram este crime sejam identificados e levados à justiça", afirmou o Presidente russo.
De momento 110 pessoas estão hospitalizadas com ferimentos causados pela explosão, ontem às 13h32 em Lisboa, na zona de entrega de bagagens do terminal de chegada dos voos internacionais. O explosivo usado teria uma potência equivalente a cinco quilos de TNT.
Segundo o Ministério russo para as Situações de Emergência, citado pela Itar-Tass, os feridos estão a receber tratamento em vários hospitais de Moscovo.
Este atentado bombista terá sido o maior ataque terrorista desde que duas mulheres bombistas suicidas do Norte do Cáucaso accionaram explosivos nas estações de Metro da capital russa, em Março. Morreram 40 pessoas.


Sem comentários:

Enviar um comentário