Trópico de Capricórnio

É a linha geográfica imaginária situada abaixo do Equador. Fica localizada a 23º 26' 27'' de Latitude Sul. Atravessa três continentes, onze países e três grandes oceanos.


terça-feira, 25 de janeiro de 2011

EUA : Obama profere esta noite o discurso do Estado da União

 






Discurso do Estado da União de Obama marcado pela competividade e défice

Os temas da competitividade futura dos Estados Unidos e da sua economia e os investimentos públicos necessários para a assegurar, deverão ser centrais ao discurso do Estado da União que o presidente norte-americano, Barack Obama, profere hoje.
Numa altura em que os Estados Unidos ainda estão ensombrados pelo massacre do início do mês em Tucson (Arizona), a mensagem do discurso será unificadora, mas não o suficiente para que democratas e republicanos se entendam sobre uma questão de biliões de dólares -- o défice.
"Com o devido respeito para os nossos amigos democratas, sempre que eles querem gastar, chamam-lhe investimento. Portanto, acho que vamos ouvir o presidente falar muito em investimentos na terça-feira à noite", disse no domingo o líder republicano no Senado, Mitch McConnell, ao canal de televisão conservador FOX News.
Entretanto, Eric Cantor, líder republicano na Câmara dos Representantes, sublinhava noutro canal, a NBC, que o partido vai exigir "cortes orçamentais profundos", e que mesmo as despesas militares não deveriam ser poupadas.
Na discussão sobre o défice galopante (1,3 biliões de dólares), enquanto a economia recupera daquela que é considerada a maior quebra desde a Grande Depressão, Obama terá pela frente um partido republicano impulsionado pela conquista da maioria na câmara baixa do Congresso e reforço de lugares no Senado.
Na campanha para as eleições intercalares de novembro, os republicanos ganharam com uma proposta de redução profunda das despesas públicas, que só este ano ascenderia a 100 mil milhões de dólares, o que entretanto a liderança já reconheceu ser "difícil". Mas, desde o final do ano passado, a popularidade presidencial não parou de subir, segundo atestam as últimas sondagens, e o discurso ao país após o massacre de Tucson, em que ficou gravemente ferida a congressista democrata Gabrielle Giffords, foi de modo geral bem acolhido à esquerda e à direita.
Num invulgar sinal de unidade política, congressistas e senadores democratas e republicanos sentar-se-ão hoje lado a lado no Congresso às 21:00 locais (02:00 de quarta-feira em Lisboa), para ouvir Barack Obama.
Segundo os diários New York Times e Wall Street Journal, Obama irá aproveitar o discurso para defender a necessidade de investimentos públicos seletivos que criem empregos, estimulem a economia e contribuam para a competitividade do país a longo prazo, como a investigação científica, energias amigas do ambiente e bolsas académicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário