Trópico de Capricórnio

É a linha geográfica imaginária situada abaixo do Equador. Fica localizada a 23º 26' 27'' de Latitude Sul. Atravessa três continentes, onze países e três grandes oceanos.


quinta-feira, 14 de julho de 2011

Os Guardiões do Templo

Vejo e oiço "A quadratura do círculo". É um bom programa sobre a política nacional. Pacheco Pereira, céptico, critica tudo o que mexe; António Costa, polido e consensual, elogia, critica quando pode, dá força ao novo governo e espera para ver. É um gentleman. Os outros também o são. Lobo Xavier, agora de dentro do monstro, defende como um leão a sua coligação. É interessante ver a mudança de papéis e de atitudes: quem atacava agora defende e quem defendia agora ataca com armamento pesado.

Já se percebeu que não vamos para a frente se não se alterar a Constituição da República, a nossa Magna Carta, em certos aspectos fundamentais que entravam e emperram o funcionamento do Estado. Já se viu que vai ter que haver mexidas a sério. Portugal tem que sair do espartilho de uma constituição de matriz socialista e revolucionária para entrar de corpo inteiro na economia de mercado aberta e liberal. Mas tem que primeiro gerar riqueza. Lá mais para a frente, quando o mercado criar riqueza novamente, a meu ver, deveriamos então voltar para um novo programa do tipo sueco ou nórdico em que o Estado garante todas as falhas e percalços que possam acontecer ao cidadão.

Em Portugal, sempre que se fala em mexer na Constituição, logo saltam dois ou três senhores, sábios doutores e jubilados professores, em defesa do "status quo. Fazem-no com uma atitude passadista, anacrónica e pouco sadia, como se fossem eles os guardiões e donos da Constituição. Sabemos que foram eles que, na sua imensa sabedoria e competência a elaboraram. Mas parece-me que apenas vamos adiando o inevitável, atrasando o que já é impossivel travar. São necessárias medidas de fundo que exigem um amplo consenso nacional, coragem e atitudes com sentido prático e verdadeiramente visionárias.
J.L.F.

Sem comentários:

Enviar um comentário