Trópico de Capricórnio

É a linha geográfica imaginária situada abaixo do Equador. Fica localizada a 23º 26' 27'' de Latitude Sul. Atravessa três continentes, onze países e três grandes oceanos.


terça-feira, 29 de março de 2011

Pistolas Taser

O preso está deitado. À sua volta a imundície é extrema. Há semanas não limpa a cela. É um esquisofrenico em altíssimo grau. Mas está calmo. Obediente. Ouvem-se vozes de comando, altíssimas, fortes. Cinco soldados/gladiadores, protegidos por escudos plexiglás, armados com cassetetes, capacetes, viseiras de protecção, luvas até aos cotovelos vão avançando aos poucos, em bloco, cautelosos.

-Levante-se! O sr. não quer limpar a cela? O sr. vai limpar a cela, ou não? Levante-se e vire-se de costas! Olhe para a janela e não vire a cara!(O senhor para aqui, o senhor para ali...).
O homem põe-se de pé, é um gigante de 120 kls, está nu, os pés na laje fria, talvez húmida. Obedece cabisbaixo. As suas amplas costas disponibilizam-se dóceis.

-Não se mexa, não olhe para trás!
Na grade costal, no mapa esbranquiçado da pele, o alvo é-lhes oferecido, não há que errar. Têm todo o tempo do mundo. Preparam bem o alvo. Ouve-se uma descarga eléctrica de uma pistola Taser. Mil walts percorrem-lhe o corpo. O gigante cai aos estremeções. O homem da voz de comando salta-lhe para cima, pisa com a bota a cintura do "Animal" e continua a vociferar:

-O sr. vai limpar a cela, ou não? Aviso-o que se continuar com este comportamento, o sr. vai ser altamente violentado!
( O patético e ridículo tratamento por senhor apenas complementa a farsa do respeito pelos direitos)
É-lhe retirado das costas o anzol electrificado, por alguém de bata branca e luvas. O gigante é algemado e arrastado pelo chão, sobre os seus próprios dejectos, desfalecido, para uma outra cela.

Eu pergunto:
-É o corpo de intervenção das cadeias que decide das punições a aplicar a um cidadão? Embora preso não perdeu os seus direitos de cidadania. Julguei que quem decide da culpa e do castigo é o tribunal na pessoa do Meritíssimo Juíz.
-As pistolas Taser não são apenas para usar para travar alguém em caso de comportamento ou reacção violenta?
-A Psiquitria já desistiu de tratar estes doentes do foro psiquiátrico? Já não há medicação compatível com este quadro clínico? O sr psiquiatra dos serviços prisionais desistiu de exercer a sua profissão?
-Existe um menú completo e um cardápio recheado de métodos inovadores para infligir punições. Posso sugerir o chicote dos afegãos, à maneira talibã. Ou enterrá-lo no pátio só com a cabeça de fora, no pino do verão, talvez na planície alentejana, como fazia a Pide no Tarrafal. Ou ainda atiçar-lhe os cães, à boa e velha maneira das prisões americanas no Iraque da era Bush/Rumsfeld.

José Luis Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário