Trópico de Capricórnio

É a linha geográfica imaginária situada abaixo do Equador. Fica localizada a 23º 26' 27'' de Latitude Sul. Atravessa três continentes, onze países e três grandes oceanos.


sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Tony Blair responde pela segunda vez a inquérito sobre guerra do Iraque


Em Londres o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair será hoje desafiado a dar "mais detalhes" sobre o envolvimento do Reino Unido na guerra.

O ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair será hoje desafiado a dar "mais detalhes" sobre o envolvimento do Reino Unido na guerra do Iraque no âmbito de um inquérito oficial.
Blair será interrogado pela comissão de inquérito presidida por John Chilcot, que pediu o regresso do antigo chefe de governo.
"À medida que escrevemos o nosso relatório é claro que existem algumas áreas onde precisamos de mais detalhes", justificou Chilcot em dezembro.
Blair deverá ser confrontado com dúvidas sobre a legalidade da invasão levantadas recentemente pelo testemunho do antigo procurador geral da justiça, Peter Goldsmith, que admitiu ter-se sentido "desconfortável" com o comentário de Blair de que seria possível invadir o Iraque sem a autorização das Nações Unidas.
Segundo o antigo magistrado, esta posição "não" seria compatível com o parecer legal que deu ao governo na altura, ou seja, que seria necessária uma segunda resolução da ONU.
Tony Blair compareceu no inquérito pela primeira vez a 29 de janeiro de 2010, tendo na altura negado ter sido um erro a invasão do Iraque em 2003."A decisão que tomei - e francamente faria o mesmo - foi que se houvesse possibilidade de ele desenvolver armas de destruição maciça nós devíamos pará-lo", disse na altura.
A recusa em apresentar desculpas foi criticada por familiares de soldados mortos no conflito e por militantes anti guerra.
À semelhança do que aconteceu há um ano, a assistir à adição de Blair estarão familiares de vítimas da guerra do Iraque e no exterior esperam-se manifestações contra Blair.
O inquérito sobre o Iraque é conduzido por um comité independente com o objetivo de apurar as circunstâncias do envolvimento britânico na guerra entre 2001 e 2009.

Sem comentários:

Enviar um comentário