Trópico de Capricórnio

É a linha geográfica imaginária situada abaixo do Equador. Fica localizada a 23º 26' 27'' de Latitude Sul. Atravessa três continentes, onze países e três grandes oceanos.


quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

China e America cooperam


Obama fez curta referência a direitos humanos ao receber Hu Jintao na Casa Branca.

Na recepção oficial ao seu homólogo chinês, Hu Jintao, ontem na Casa Branca, Barack Obama fez uma curta alusão aos direitos humanos e às vantagens da defesa destes valores. O Presidente americano referiu-se também à anterior visita de Deng Xiaoping, em 1979, que lançou as fundações da "normalização histórica" das relações entre os dois países. Depois, dirigindo-se a Hu, Obama concluiu que "podemos lançar as bases dos próximos 30 anos".

No início da viagem oficial do Presidente chinês aos EUA não se evitaram questões embaraçosas e foi sublinhada a importância histórica do momento. Os chineses vão assinar contratos no valor de 45 mil milhões de dólares, metade do dinheiro destinado a comprar aviões da Boeing. As duas economias estão profundamente ligadas, mas a rivalidade política sino-americana cresce e a maioria dos observadores considera inevitável um conflito, algures no futuro, em torno de um dos temas mais sensíveis.
O contexto da visita de Hu é difícil e a diplomacia esforça-se por não cometer erros, por exemplo no banquete a decorrer à hora de fecho desta edição. Na conferência de imprensa da tarde, confusa devido à difícil tradução, os repórteres americanos questionaram Hu sobre direitos humanos, este disse que não tinha ouvido a pergunta, depois respondeu: "A China fez grandes progressos"; o país está em "desenvolvimento e a fazer reformas difíceis", disse. O líder chinês prometeu "promover a democracia" e reconheceu divergências com os americanos.

In "DN"

Sem comentários:

Enviar um comentário