Trópico de Capricórnio

É a linha geográfica imaginária situada abaixo do Equador. Fica localizada a 23º 26' 27'' de Latitude Sul. Atravessa três continentes, onze países e três grandes oceanos.


domingo, 29 de agosto de 2010

«Iniciativa Cordova» quer construir uma mesquita perto do »Ground Zero»

A  polémica à volta da construção de um complexo cultural islâmico, a dois quarteirões do Ground Zero, põe a nu do modo mais cru «mixed feelings» da América, enquanto país de liberdade e a pátria da imigração desde a sua formação como Estado livre e soberano.
A diversidade cultural e religiosa está na matriz da América. Limitar essa diversidade seria uma grande contradição para o «melting pot» americano. Se há marca diferenciadora do que são os EUA é a diversidade mesmo que, por vezes, essa pluralidade arraste consigo alguma perturbação.
Mas a verdade é que o fantasma do terrorismo islâmico está ainda muito presente, sobretudo na memória dos nova-iorquinos.
«Neste país tratamos todos por igual, em conformidade com a lei, sem ter em conta raça ou religião», apontou o Presidente Barack Obama.Os democratas têm sublinhado a questão da igualdade de tratamento de todas as religiões.
O caso não é para menos: de acordo com as pesquisas, cerca de 70 por cento dos norte-americanos estão contra a construção de um complexo de 15 andares, prevista para um local onde existia um antigo edifício de fachada neo-renascentista.
O projecto, financiado pelo investidor Sharif el-Gamal, é da «Iniciativa Cordova», que tem nos seus objectivos a melhoria das relações Islão-Ocidente.
Obama tem insistido na necessidade de não se confundir os «terroristas islâmicos», uma minoria, com os muçulmanos, que «sempre fizeram parte da América». Mas muitos continuam a não conseguir separar as águas – e colocam a posição racional de Obama num lugar estranhamente minoritário.
Era difícil imaginar maior prova de fogo a essa capacidade americana de absorver a diferença, mesmo quando esta pode estar tão próxima da face do inimigo: construir uma mesquita na Baixa de Manhattan, muito perto do epicentro do terror ocorrido a 11 de Setembro de 2001.
Será que na América ainda cabem mesmo todos?»

Sem comentários:

Enviar um comentário