Trópico de Capricórnio

É a linha geográfica imaginária situada abaixo do Equador. Fica localizada a 23º 26' 27'' de Latitude Sul. Atravessa três continentes, onze países e três grandes oceanos.


domingo, 29 de agosto de 2010

Chile estuda alternativas para adiantar resgate


A máquina X-Trata 950 que vai perfurar a rocha da mina
Túnel por onde os mineiros deverão sair começa a ser escavado ainda hoje. Governo nega notícias de que estará concluído em 60 dias.

O resgate dos 33 mineiros presos a cerca de 700 metros de profundidade no Chile vai levar três a quatro meses. Este foi o prazo indicado oficialmente desde que eles foram encontrados com vida. Contudo, segundo o jornal La Tercera, o Governo chileno foi informado de que a operação pode levar apenas dois meses. O ministro das Minas, Laurence Golborne, negou este dado, mas responsáveis admitem que estão a estudar alternativas para antecipar o resgate.

Segundo uma fonte do comité técnico que supervisiona os trabalhos de salvamento, os engenheiros teriam 60 dias, a contar do início da perfuração do túnel vertical de saída, para o concluir. Isso implicava começar a retirar os mineiros do interior da mina em fins de Outubro, revela o La Tercera, já que a máquina Strata 950 deve entrar hoje em funcionamento.
"A informação técnica é clara: o prazo estabelecido em detalhe com os técnicos é de três ou quatro meses", afirmou Golborne à rádio Cooperativa. "Até ao momento não há uma alternativa, como diz a informação da imprensa, que permita retirá-los em 30 dias", acrescentou o ministro. Os trabalhadores estão presos há 24 dias (o acidente foi a 5 de Agosto).
O responsável das perfurações de resgate, André Sougarret, indicou contudo que estão a ser avaliadas alternativas para reduzir o prazo do resgate. Uma delas passa por pedir aos mineiros que subam até perto do local onde ocorreu o desabamento, encurtando para metade o tamanho do túnel vertical que seria preciso perfurar e, portanto, o tempo necessário para os retirar.
Está ainda a ser pensada a construção de uma segunda via de saída, recorrendo a outra máquina. Seria uma escavadora modelo Schramm T-130, com capacidade para construir um túnel com 75 centímetros de diâmetro, ao ritmo de 20 metros por dia. O seu transporte para a mina de São José levaria três dias.
Por enquanto, os técnicos estão satisfeitos por terem conseguido criar um terceiro furo para uma nova sonda paloma. Este termina directamente na oficina que tem sido o centro de operações dos mineiros, que ontem receberam imagens vídeo dos seus familiares, em resposta àquele que fizeram na véspera. Uma das principais preocupações dos que estão à superfície é a saúde psíquica dos mineiros, sendo que pelo menos cinco apresentaram sinais de depressão - insónias, falta de apetite e vontade de isolamento.

Publicado no joernal "O Publico" em 29 Agosto 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário